UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA O ALUNO SURDO ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Resumo
Este artigo visa a discutir sobre a educação inclusiva de língua estrangeira para o aluno surdo no contexto escolar. Ao partir da consideração de que temos ao nosso dispor possibilidades de ensino que podem propiciar ao aluno o letramento linguístico necessário para o desenvolvimento de suas potencialidades de leitura e escrita é que motivou a realização deste trabalho. Nesse sentido, compreendemos que o processo de inclusão possibilita ao aluno maior integração e construção de um imaginário social historicamente positivo sobre a língua e identidade surdas ao criar um ambiente trilíngue, no qual o aluno surdo possa ter o direito de aprender a Libras e a língua portuguesa, língua inglesa, etc. A garantia desse direito oportuniza a competência comunicativa no convívio sócio educacional. Para tanto, após uma discussão teórica sobre os temas acima previamente descritos, sugerimos algumas propostas de ensino em língua inglesa voltados para o aluno surdo da escolarização básica, nível fundamental de primeira fase.