LEITURAS E ESCRITURAS DE ERRÂNCIA: OS ATRAVESSAMENTOS DO DIZER NA SALA DE AULA

Autores

  • Claudio Luiz de Abreu Fonseca
  • Eguimar Felício Chaveiro

Resumo

Como não ignorar as práticas concretas de linguagem do jovem aluno contemporâneo que implica em sua forma de escuta, na sua postura corporal, na sua forma de aprendizagem? Como criar situações pedagógicas na Universidade que superem a linguagem adestrada, as fórmulas repetitivas e a cultura do aceleramento imposta pelas sociedades mundializadas? Essas questões norteiam a reflexão do trabalho exposto. Ao tomar como pressuposto as relações complexas entre linguagem e tempo e perceber a maneira pela qual as sociedades mundializadas intercedem no regime de linguagem causando perplexidades pedagógicas, propor-se-á uma reflexão de leituras e escrituras de errância. Para a elaboração do texto foram tomadas as experiências dos autores em sala de aula, e também pesquisas, orientações e colóquios desenvolvidos em torno do assunto em questão.

Downloads

Publicado

2018-12-12