EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS
Resumo
Este estudo objetivou refletir sobre as transformações ocorridas no sistema educacional, a partir do tema Educação e políticas públicas de formação docente: características e desafios. A proposta é uma revisão de literatura, que analisou como as estruturas pedagógicas, se delineiam nos séculos XX e XXI. O estudo, portanto, bibliográfico à luz das teorias de Saviani (2008), Jaeger (1986) repensa as alterações político, econômico e educacional que influenciaram diretamente as práticas formativas. Diante disso, buscou-se compreender a educação e a formação docente a partir do pressuposto das políticas públicas, na pós-graduação. Pensar esta, tendo como enfoque as variações ocorridas, ao longo dos últimos vinte anos. Período cujos debates sobre a educação brasileira, corroboraram com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Lei 9394/96. Assim, a proposta de discutir como as políticas públicas voltadas a educação tem avaliado a formação continuada docente, e as características e desafios deste setor. O estudo aponta que embora venham ocorrido avanços nos debates sobre a formação continuada, ainda encontramos barreiras, vez que as políticas públicas dessa área são limitadas, restringindo os programas de pós-graduação, em específico o Stricto Sensu, a um número mínimo de professores. Em geral pela área dos cursos disponibilizados e pelas condições de trabalho do professor, que não estimulam o mesmo a investir em sua qualificação.