PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Experiência em uma instituição privada de ensino
Resumo
Este estudo discute o ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da pedagogia ecossistêmica, no contexto aplicado à Escola Pireneus, uma instituição de educação básica da rede particular de ensino, localizada na cidade de Pirenópolis/GO. A pedagogia ecossistêmica foi desenvolvida por Fátima Limaverde em 1981, na cidade de Fortaleza/CE. Sua proposta é oferecer um modo de pensar inovador superando práticas educacionais reducionistas. Como uma teoria pedagógica, une-se aos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade propondo a religação dos saberes compartimentados em disciplinas, que só podem ser compreendidos a partir da sua relação com o todo. A pedagogia ecossistêmica não prevê o ensino de línguas/linguagem dissociado dos outros conteúdos, uma vez que eles são trabalhados de forma contextualizada e transdisciplinar através do trabalho com projetos. Isso representa uma grande ruptura com práticas tradicionais de ensino e propõe uma educação que contempla o ser humano em sua totalidade. A abordagem metodológica adotada para a realização deste estudo é o da bricolagem, sendo a mais adequada para interpretar o contexto educacional transdisciplinar e produzir conhecimentos válidos. A reflexão sobre a práxis pedagógica nos mostra que a transição ou superação de um paradigma por outro tende a ser feita gradualmente e pode, muitas vezes, tardar a ser efetivamente implantado e reconhecido. Certamente, este estudo nos traz muito mais inquietações do que calmaria. Traz à tona o desejo por modificações ao mesmo tempo que se evidenciam as dificuldades da transformação.