FORMAÇÃO CONTINUADA: A PERSPECTIVA MODERNA DA EDUCAÇÃO PENSADA A LUZ DO SÉCULO XVIII

Autores

  • Sarah Rizzia Campos Luiz Miranda

Resumo

O presente estudo tem como tema Formação Continuada: a perspectiva moderna da Educação pensada a luz do século XVIII, e faz parte de um estudo de caráter bibliográfico, cujo objetivo é trabalhar as variações sofridas pela sociedade a partir do século XVIII, que repercutiram na educação e em consequência desta, na formação continuada de professores. A metodologia utilizada foi a da revisão da literatura, feita por meio de artigos, livros e algumas dissertações sobre o tema em discussão o referencial teórico baliza nas discussões de Smith (2013), Rousseau (1992) entre outros que sustentam a temática estudada. Diante da pesquisa, percebeu-se, que embora venham ocorrendo muitas transformações na sociedade, desde as Revoluções Francesa e Industrial, o desenvolvimento da educação passou por variações mínimas, permanecendo ao longo de três séculos como um processo excludente e pouco autônomo. Também, foi possível observar que, as reformas do ensino no Brasil, propostas a partir do século XIX, tiveram pouca influência na formação de professores, não trazendo de fato um apoio ou meta concreta para estruturar a atividade docente de modo a tornar a formação continuada uma prática concreta pensada pela universidade e pela sociedade, como um mecanismo de melhoria do trabalho do professor.

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Publicado

2018-12-12