A MEDIAÇÃO TRANSDISCIPLINAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
: O presente artigo propõe um estudo e uma reflexão sobre a mediação transdisciplinar na prática pedagógica para a Educação Infantil, buscando ideias e possibilidades para ações inovadoras de ensino e aprendizagem, planos e ações que se preocupem com o religar dos saberes, com a formação do indivíduo em âmbito pessoal, social e ambiental, preocupando-se, ainda, com o auxílio da formação da consciência, da criticidade, da criatividade, da construção de conceitos, significados, reconhecimentos de valores que envolvam a ética e o conhecimento de mundo. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, utilizando, como instrumentos de pesquisa, livros e autores que estudam o tema, documentos e legislações. Os principais teóricos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foram: Alves (2015), Corsino (2009), Masetto (2013), Morin (2007), Oliveira (2014) e Suanno (2010). Conclui-se que, para que haja mediações e práticas de ensino de forma inovadora e transdisciplinar, as atividades propostas precisam ser fundamentadas e intencionadas quanto a aspectos como o letramento, o envolvimento de linguagens, expressões orais, conhecimentos culturais, ações que envolvam o brincar e a produção no sentido do desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. Portanto, faz-se necessária a inter-relação da mediação transdisciplinar com essas propostas a serem desenvolvidas com as crianças.