REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O PROCESSO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Leitura Literária. Revisão da literatura.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre o processo de leitura literária no Ensino Médio, considerando que no atual contexto educacional pode se perceber certa defasagem nas metodologias relativas ao ensino de literatura, o que acaba por levar à não formação de leitura do ponto de vista crítico-reflexivo. Entre os problemas responsáveis pelo distanciamento da prática docente e a formação social do leitor, vários estudos demonstram que há um momento de crise pelo qual a literatura passa no atual contexto. Cabe, então, uma reflexão didático-metodológica relacionada ao ensino de literatura, que envolve questões pedagógicas, políticas e burocráticas. O que se percebe, a partir de estudos que problematizam epistemologicamente o ensino desta disciplina, é a necessidade urgente de desenvolvimento de práticas que se desprendam de metodologias historiográficas para se pautarem em práticas sociais que permitam a leitor se reconhecer socialmente humanizado por meio da Literatura.Downloads
Publicado
2017-09-26
Edição
Seção
Linguagem e saúde mental