RASTREANDO FEMINISMO NO CURRÍCULO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Stephany Pikhardt Martins Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Currículo. Estudos Culturais. Teoria Pós-crítica. Feminismo.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o currículo de ensino de Língua Portuguesa do estado de Goiás sob o viés da teoria feminista. Para isso, seguimos à esteira das considerações pós-críticas de currículo, as quais, por sua vez, se inscrevem na perspectiva dos estudos culturais que, numa breve descrição, surgiram como uma forma de contestação e questionamento às formas de sujeição da cultura dominada à dominante. Ao articular a tríade currículo, feminismo e estudos culturais, pretendemos vislumbrar as relações que se estabelecem e as possíveis implicações emergentes desse quadro. Em outras palavras, almejamos rastrear as perspectivas adotadas pelo currículo de ensino de Língua Portuguesa do estado de Goiás no que se reporta a teoria feminista e a perspectiva dos estudos culturais, por entendermos uma estreita relação entre essa tríade. Para esse entendimento, buscaremos subsídios teóricos na literatura referente às questões postas aqui e uma análise do currículo de Goiás (no campo concernente ao ensino de Língua Portuguesa). O ponto de partida para essa discussão baseia-se nas preocupações e necessidades investigativas de compreender o lócus do feminismo nos moldes curriculares, isto é, entender o currículo como um instrumento pedagógico que não só “determina” quais conhecimentos devem ser ensinados, mas que, de certa forma, é a própria produção cultural. Na realização desta pesquisa, encontramos como principais resultados, i) o processo de “invisibilização” dos sujeitos na trama social, ii) a discussão transversal das temáticas relacionadas ao feminismo, presentes somente do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio no campo “Expectativas de Aprendizagem” e, iii) o apagamento da problemática central desse trabalho nos conteúdos de ensino.

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Publicado

2017-09-26