DIVERSIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Diversidade. Formação de Professor.Resumo
A educação no Brasil vem se transformando gradativamente. A formação de professores tem sido bastante estudada, pois, alguns problemas do ensino aprendizagem dos alunos da educação básica tem sido refletida pela má formação dos licenciados. A diversidade deve ser tratada dentro da sala de aula com bastante cautela para não ser entendida como racismo ou algo do gênero. É preciso avaliar a carga e os conhecimentos que os alunos trazem consigo e a partir desse conhecimento, fazer uma transição do saber, onde, o professor aprende com o aluno e o aluno aprende com o professor. O conhecimento empírico neste momento é muito importante, pois, chegam alunos de todas as classes sociais, gêneros, etnias. Então, é preciso que essa diversidade abrace tudo isso e eleve a qualidade do ensino. Os professores de geografia têm uma série de novas tecnologias disponíveis para a sua utilização dentro da sala de aula, porém poucos a utilizam pelo fato de não saber manusear. Trazer o cotidiano da vida de cada aluno para dentro da sala de aula é muito importante. Ele se sente mais importante e com isso cresce e desperta o interesse no saber. É possível utilizar programas na confecção de mapas, que pode criar roteiros por exemplo do percurso de cada aluno até a sua casa, de forma simples e que deixa uma simples aula em uma grande aventura. O objetivo é fazer uma observação na formação de professores e como está sendo trabalhada a diversidade dentro da sala de aula, e como os autores a veem. Para este estudo buscamos um arcabouço teórico-metodológico que, a partir da literatura nacional, pudéssemos construir um diálogo com autores a fim de entender sobre a diversidade e sobre a formação de professores, tais como Libanêo (2012), Cavalvante (2011), Leite (2015), Nóvoa (1995) entre outros.