A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO MODERNO: o caso do Marrequinho

Autores

  • Inglas dos Santos Ferreira Neiva dos Santos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

decolonialidade, modernidade, Francisco Ricardo de Souza (Marrequinho)

Resumo

O artigo discute a construção cultural do moderno em Goiás a partir da música do compositor Francisco Ricardo de Souza (Marrequinho). Parte da hipótese de que há uma apropriação da obra do artista sob a conjuntura do moderno em Goiânia. Sob a tutela comercial institucional de integrantes da cultura local, o artista vai se identificar com elementos modernos da cultura musical. A imposição de princípios “modernos” na produção e recepção do compositor será lida sob a perspectiva da decolonialidade e os esforços de modernização da música sertaneja.

 

PALAVRAS-CHAVE: decolonialidade, modernidade, Francisco Ricardo de Souza (Marrequinho).

Biografia do Autor

  • Inglas dos Santos Ferreira Neiva dos Santos, Universidade Federal de Goiás

    Mestranda do curso de História pela Universidade Federal de Goiás

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Linguagem e saúde mental