ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE SEXTO ANO DO ENSINO FU NDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Gramática, Metodologias de ensino, Ensino Fundamental.Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever e discutir a forma como se dá o ensino de gramática da Língua Portuguesa (LP) em algumas aulas observadas numa turma de 6º ano do ensino fundamental (EF) de uma escola estadual de Itapuranga-GO. É um trabalho de cunho qualitativo, tendo como base de discussão estudos sociolinguísticos e sociointeracionistas, a partir de Bagno (2004; 2007), Antunes (2003), Travaglia (2002; 2007), e outros, os quais questionam, juntamente com os PCN (1998), o tradicionalismo, até então, tomado como base para se ensinar gramática. Fez-se uma pesquisa de campo construída a partir dos métodos de observação de aulas de LP, questionário e entrevista aplicados à professora, a fim de analisar como a professora ensina a gramática da LP nessa turma e o porquê de fazer assim. Os resultados mostraram que esse ensino nas aulas observadas é bastante tradicional, pautado em atividades que não permitem a reflexão. No discurso da professora participante, há ainda a defesa de uma abordagem tradicional no ensino de gramática.