FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS: UMA NOVA PROPOSTA PARA O CURSO DE LETRAS (INGLÊS)

Autores

  • Fabrízia Lúcia da Costa Coelho Universidade Estadual de Goiás
  • Giovana Marinho Ferreira Universidade de Brasília (UNB).
  • Sandra Jardim de Menezes Ferreira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação Inicial, Ensino de Línguas para crianças, Currículo.

Resumo

Ao considerar a relevância da formação inicial para o profissional que terá uma carreira pela frente, o presente artigo visa a analisar o currículo de Letras da Universidade Estadual de Goiás e apresentar sugestões de adaptações para melhoramentos nesse currículo haja vista a ausência de preparação específica para os professores que ensinam língua estrangeira para crianças. Dessa forma, com uma análise da matriz do currículo será possível evidenciar o que vem sendo incorporado na formação docente inicial no que tange ao ensino de línguas para crianças, bem como refletir a necessidade de aprimorar cada vez mais habilidades e competências em professores e alunos. Por isso, devido à crescente oferta de ensino de línguas voltado para o público infantil a qual vem sendo intensificadas em virtude da globalização, buscamos, por meio deste trabalho, apresentar uma proposta de modificação nos currículos dos Cursos de Letras com o intuito de contribuir para a formação inicial dos docentes e para a qualidade de ensino de LEC. Por fim, para orientar nossos estudos a respeito desse tema, autores como (Gimenez, 2005; Imbernón, 2005; Vieira-Abrahão, 2007; Almeida Filho, 1999; Santos, 2009; Pinter, 2006; Rocha 2007 e 2008; Zeichner, 1993;) embasam a pesquisa.

Biografia do Autor

  • Fabrízia Lúcia da Costa Coelho, Universidade Estadual de Goiás

    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB), Professora de Língua Estrangeira (Inglês) do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás/Campus Itapuranga e do Ensino Médio da escola pública da rede estadual de Goiás (SEDUC).

  • Giovana Marinho Ferreira, Universidade de Brasília (UNB).

    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB).

  • Sandra Jardim de Menezes Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

    Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Católica de Anápolis, Coordenadora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás/Campus Itapuranga.

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental