FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS: UMA NOVA PROPOSTA PARA O CURSO DE LETRAS (INGLÊS)
Palavras-chave:
Formação Inicial, Ensino de Línguas para crianças, Currículo.Resumo
Ao considerar a relevância da formação inicial para o profissional que terá uma carreira pela frente, o presente artigo visa a analisar o currículo de Letras da Universidade Estadual de Goiás e apresentar sugestões de adaptações para melhoramentos nesse currículo haja vista a ausência de preparação específica para os professores que ensinam língua estrangeira para crianças. Dessa forma, com uma análise da matriz do currículo será possível evidenciar o que vem sendo incorporado na formação docente inicial no que tange ao ensino de línguas para crianças, bem como refletir a necessidade de aprimorar cada vez mais habilidades e competências em professores e alunos. Por isso, devido à crescente oferta de ensino de línguas voltado para o público infantil a qual vem sendo intensificadas em virtude da globalização, buscamos, por meio deste trabalho, apresentar uma proposta de modificação nos currículos dos Cursos de Letras com o intuito de contribuir para a formação inicial dos docentes e para a qualidade de ensino de LEC. Por fim, para orientar nossos estudos a respeito desse tema, autores como (Gimenez, 2005; Imbernón, 2005; Vieira-Abrahão, 2007; Almeida Filho, 1999; Santos, 2009; Pinter, 2006; Rocha 2007 e 2008; Zeichner, 1993;) embasam a pesquisa.