LEITURA E ESCRITA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DONA RITINHA EM IPORÁ – GOIÁS 2011

Autores

  • Vanilde Alves Peres Instituto Federal Goiano - Iporá-Go

Palavras-chave:

educação, cidadania, letramentos

Resumo

Este artigo é resultado de uma experiência na Escola Municipal
Dona Ritinha em Iporá-go, cujo foco foi a leitura e a escrita como embasamento para construção da cidadania. Partindo do pressuposto de que a leitura e a escrita são o suporte para o desenvolvimento das demais disciplinas, foram realizadas atividades relacionadas à vivência dos alunos e exercícios coletivos com o fim de propiciar um bom entrosamento entre os colegas e a professora. O levantamento de dados foi feito através da observação direta nos espaços onde foram realizadas as atividades. Uma das propostas foi o trabalho coletivo como troca de saberes através de discussões de assuntos do quotidiano e a escrita das ideias que surgiram, através dessas discussões. Pode-se perceber, desta forma que, o trabalho coletivo de leitura e da escrita promove o relacionamento humano e implementa a conquista da autonomia por crianças que se descobrem capazes de não só produzir mas auxiliar seus colegas a produzirem.

Biografia do Autor

  • Vanilde Alves Peres, Instituto Federal Goiano - Iporá-Go

    Professora substituta do Instituto Federal Goiano - Iporá-Go.

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Edição

Seção

Linguagem e saúde mental