IDENTIDADES E LETRAMENTOS QUEER NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES NECESSÁRIAS

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio, pós-modernidade, identidade, gênero e sexualidade

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma reflexão acerca do que é proposto nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio da área de Linguagem para o ensino de línguas. Por meio de uma revisão bibliográfica acerca do que é proposto no documento, as concepções de língua, linguagem e letramentos são abordadas neste trabalho. Utilizando-se das discussões de Rajagopalan (2003) sobre Identidades, os conceitos de Louro (2003) acerca de pós-modernidade e a proposta de Letramentos Queer de Gibson e Meem (2005) e Rocha (2012), alguns possíveis assuntos são sugeridos para serem abordados em uma revisão do documento. Como resultado, observou-se que é de fundamental importância que seja feita uma atualização das orientações, visando trazer para discussão no ambiente escolar temas recorrentes na pós-modernidade, como por exemplo, os estudos queer, a fim de realizar um ensino de línguas mais eficaz nas escolas brasileiras.

Biografia do Autor

  • Márcio Evaristo Beltrão, Universidade Federal de Mato Grosso
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Área de concentração: Estudos Linguísticos.

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Publicado

2015-01-04

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental