ESCOLA INDÍGENA MAUREHI: FONTE DE TRANSMISSÃO DA MEMÓRIA E (RES) SIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE KARAJÁ NA ALDEIA BURIDINA- ARUANÃ-GO

Autores

  • Natália Rita de Almeida UEG

Palavras-chave:

Educação, memória, identidade.

Resumo

A Escola Indígena Maurehi visa a manutenção da língua materna e da prática dos costumes milenares da cultura Iny\Karajá. A aldeia encontra-se tomada pelos costumes não-indígenas, que devido o forte contato, passa hoje por um processo de luta de (res)significação de suas práticas através do ensino da escola diferenciada, direito conseguido após muita luta partida dos movimentos indígenas na década de 70 (e antes), assegurado pelo artigo 210 na Constituição Federal Brasileira, o direito dos povos indígenas de praticarem a cultura além de uma educação diferenciada desenvolvida de acordo com as necessidades da própria comunidade. O trabalho frisa a importância e a contribuição da oralidade como fonte para a documentação da história desses povos que constituem o Brasil e são deixados ás margens da sociedade. O nosso objetivo aqui é retratar a luta para a sobrevivência cultural e humana das populações indígenas brasileiras tendo como recorte o caso de Buridina.

 

Biografia do Autor

  • Natália Rita de Almeida, UEG
    Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2014-07-01

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental