LINGUAGEM SIMBÓLICA E SAÚDE NA VISÃO DA PSICOLOGIA ANALÍTICA DE JUNG

Autores

Resumo

Este artigo pretende explorar os conceitos de saúde e adoecimento psicossomáticos sob a ótica junguiana, argumentando que entendimentos mais profundos sobre os mecanismos simbólicos da linguagem, a integração entre o consciente e o inconsciente e o autoconhecimento podem contribuir para o tratamento e a compreensão das patologias mentais contemporâneas. Na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, o adoecimento do corpo é visto como uma forma de comunicação em relação aos desequilíbrios psíquicos. Além disso, a integração entre o consciente e o inconsciente, mediada pela linguagem simbólica, seja essencial para alcançar o equilíbrio psíquico, e, portanto, a saúde mental. Nesse contexto, os símbolos atuam como uma ponte entre o consciente e o inconsciente, revelando conflitos internos, como também, facilitando o processo de individuação. A Psicologia Analítica não busca apenas tratar sintomas, mas promover uma transformação psíquica profunda. Sonhos, fantasias, mitos e até os adoecimentos são considerados significativas manifestações simbólicas, ao oferecerem insumos para a compreensão dos conflitos internos dos indivíduos. A atenção à linguagem simbólica dos sonhos, bem como à arte e outras formas de expressão simbólica, permite uma compreensão mais profunda das questões internas do indivíduo adoecido. Essa abordagem terapêutica visa não apenas aliviar os sintomas imediatos, mas também promover um crescimento pessoal e uma maior integração entre mente e corpo, proporcionando uma perspectiva holística para o tratamento dos transtornos psíquicos e para a promoção do bem-estar. Por isso, ao interpretar esses símbolos, o terapeuta deve acessar conteúdos inconscientes, para promover o equilíbrio emocional e mental do seu paciente/cliente

Biografia do Autor

  • Profª Drª Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Doutora em Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2010). Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing pelo IAG Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006). Diplomada no curso de pós-graduação em Management (MBA), pelo IAG Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2003). Diplomada no curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, (DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English, RSA), pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1994), adquirindo o título de Royal Society of Arts. Graduada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1984). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras. É tesoureira da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada), biênio 2014-2015. Foi professora de classe de alfabetização, de inglês no Ensino Fundamental e em instituições particulares de língua inglesa. Trabalhou na Cultura Inglesa Rio (1986-2009), onde foi professora, coordenadora pedagógica e gerente de filial (1993-2009). Foi professora da Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul na graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda e na pós-graduação lato sensu no curso de MBA (2010- 2011). Tem experiência profissional nas seguintes áreas: Estudos da Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada e Sociolinguística; Multimodalidade e Multiletramento da Comunicação e Expressão em Jornalismo, Publicidade e Propaganda; Administração Escolar, com ênfase em Gestão Organizacional e Gestão de Pessoas; e Administração de Empresas, com ênfase em Comunicação Empresarial, Marketing, Liderança e Negociação. Atualmente, suas áreas de interesse são: Sociolinguística Interacional / Variacionista e Linguística Aplicada, com foco em Ensino de Línguas e Literatura, Formação de Professores e Letramentos Críticos.

  • Prof. Dr. Vicente Sarubbi Júnior, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSPUSP. Atuou em consultório particular e ambulatórios de especialidades com ênfase nos seguintes temas: psicologia aplicada a nutrição infantil (UNIFESP); criança e adolescente, grupo psicoeducativo (FMUSP/HC/AMBULIM-PROTAD), tratamento multidisciplinar para adições (GREENWOOD), obesidade e transtornos alimentares (HC-ICr). Atualmente é docente do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, cumprindo regime de efetivo dedicação exclusiva; docente do curso de Psicologia da UEMS; Coordenador do Curso de Psicologia UEMS (2023- ). Membro do Conselho de Ética com Seres Humanos - CESH. Pesquisador em Colaboração com a Fiocruz de Campo Grande - MS e Fundação Carlos Chagas - FCC/SP. Interesse pelo estudo de diferentes abordagens teórico-metodológicas na abordagem qualitativa e o uso de ferramentas tecnológicas computacionais para o auxílio das análises de dados qualitativos e de estudos mistos. Áreas temáticas de interesse: psicologia social, psicologia da saúde, saúde coletiva, modelos de comunicação em saúde para a interface saúde-educação; metodologias pedagógicas e estratégias de ensino voltadas ao ganho de competências acadêmicas, bem como saúde mental na área acadêmica, incluindo relação orientador-orientando e problematizações na rotina acadêmica voltada às práticas de ensino, pesquisa e extensão.

  • Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba, como bolsista ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) - Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra, como bolsista da Fundação Rotary International. Realizou estágio pós-doutoral como pesquisador visitante da Fundação Fulbright no programa de PhD in Urban Education da City University of New York - Estados Unidos e também realizou estágio Pós-doutoral na Universidad Nacional de Jujuy na Argentina. Atualmente é Bolsista Produtividade do CNPq e professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi coordenador da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana - UNIRILA - Brasil, Paraguai, Chile e Argentina). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil-2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador oito vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental