A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA E CULTURAL

Autores

  • Wilson de Sousa Gomes Universidade Estadual de Goiás Câmpus Universitário de Itapuranga
  • Jéssica Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v12i1.13229

Resumo

O texto trabalha a Capoeira enquanto instrumento educativo e de formação cultural. O objetivo é apresentar a arte-luta brasileira como uma prática transformadora e criadora de sentido para a vida. A metodologia teve a interpretação bibliográfica como fonte e base de argumentação. Ao ter a Capoeira com objeto, buscamos definir brevemente um pouco da sua história, bem como seu conteúdo e benefícios em um ambiente escolar. Em linhas gerais, enquanto expressão da cultura afro-brasileira, evidenciamos a polivalência e diversidade representativa dessa atividade artística, corporal, histórico e cultural.

Biografia do Autor

  • Wilson de Sousa Gomes, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Universitário de Itapuranga
    Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Jussara (2005), possui especialização em Docência Universitário (2010) e Historia e Sociedade (2011). Mestre em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/Goiás (2015), sendo Bolsista da CAPES/PROSUP. Trabalha como Docente do Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás e desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua nas áreas de História, Teoria da História e Educação.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Edição

Seção

Tema livre