Análise comparativa entre formulações de cosméticos com óleo essencial de Lippia gracilis schum

Autores

  • Breno Facundes Bonfim Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.
  • Dennys Correia da Silva Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Núcleo Tecnológico, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078-970, Natal - RN, Brasil.
  • Lucelya Carvalho Silva Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.
  • Luiza Helena Araújo do Carmo Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.
  • Elizabeth Regina de Castro Borba Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo comparativo entre três formulações cosméticas de sabonetes líquidos com e sem adição de óleo essencial de Lippia gracillis Schum  em diferentes concentrações, avaliando-se a estabilidade destes biocosméticos e suas propriedades físico-químicas. As amostras foram submetidas a um controle de qualidade, onde foram avaliadas pelas propriedades organolépticas (avaliação visual e sensorial) e testes físico-químicos, tais como: avaliação de pH, viscosidade aparente, densidade, espuma e espalhabilidade. Todos os biocosméticos formulados apresentaram estabilidade física, onde houveram alterações positivas e significativas, permitindo o aperfeiçoamento da formulação. As melhores formulações mostraram ser adequada e aceitável a incorporação de óleo essencial de Lippia gracillis Schum às formulações de sabonete líquido.

Biografia do Autor

  • Breno Facundes Bonfim, Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.
    Graduou-se em Farmácia (Bacharelado) na Universidade Federal do Maranhão (2017). Contemplado com uma bolsa de graduação sanduíche integral pelo CNPQ na Universitád de Valência, Espanha. (2014/2015) Realizou estágio internacional no laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universitád de Valência (2016) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. Durante a graduação foi monitor das disciplinas "Microbiologia", "Microbiologia de alimentos" e 'Analises bromatológicas". Foi Membro efetivo da liga acadêmica de Aids & DSTs. Participou de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de farmacologia da dor e citologia clínica. Certificado de proficiência em lingua Espanhola.
  • Dennys Correia da Silva, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Núcleo Tecnológico, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078-970, Natal - RN, Brasil.
    Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2012-2016) onde trabalhou com o uso de equações de estado cúbicas na modelagem de sistemas binários e ternários de CO2 e hidrocarbonetos e ternário de CO2, etanol e água em condições de altas pressões. Possui experiência na área de materiais (Caracterização vibracional e elétrica de provskitas Ca3Mn2BO9, 2013-2014); tecnologia de alimentos, processos e Biorrecursos com ênfase na parte de filmes e recobrimentos (Influência do mesocarpo de coco babaçu na confecção e no comportamento estrutural e higroscópico de filmes e glicerol, FAPEMA, 2015-2016). Prestou estágio no Laboratório de Pesquisa em Química Analítica (LPQA - UFMA, 2015-2016),com foco no tratamento de resíduos oriundos de biodiesel de diversas matrizes, Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Química (PPgEQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2017-) onde trabalha como pesquisador junto ao Laboratório de Tecnologia de Tensoativos (LTT-UFRN)
  • Lucelya Carvalho Silva, Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.
    Farmacêutica (2013) pela Universidade Federal do Maranhão. Durante a graduação foi bolsista PIBIC de Iniciação Científica (2010-2011) atuando no delineamento físico-químico de formulações farmacêuticas e também na área de imunologia de leishmanioses. Possui especialização em andamento em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos ? Cosmetologia Avançada pelo Instituto Racine. Possui aperfeiçoamento profissional na área Produção e Controle Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Atualmente é Farmacêutica Responsável Técnica na Empresa Drogasil - SP, atuando na área de assistência farmacêutica e farmacologia.
  • Luiza Helena Araújo do Carmo, Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.
    Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado em Fármacos e Medicamentos- Produção e Controle Farmacêuticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP)(1999) e doutorado em Fármacos e Medicamentos- Produção e Controle Farmacêuticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP)(2003). Professora Adjunto IV do Departamento de Farmácia e Coordenadora local do Curso de Especialização em Manipulação Magistral Alopática . Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: formulações magistrais, cosméticos, produtos naturais, farmacotécnica e controle de qualidade.
  • Elizabeth Regina de Castro Borba, Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Federal do Maranhão, Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, 65080-805, São Luís -MA, Brasil.
    Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica (2001) e Especialização em Indústria Farmacêutica (2012). Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (2002). 

Downloads

Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Artigos