O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. CONTEÚDO DA PUBLICAÇÃO

Serão aceitos para publicação na Revista de Biotecnologia & Ciência (RB&C):

Artigos Originais

Trabalhos que descrevam descobertas originais e de maior importância e devem ser escritos de maneira clara e sucinta. Artigos originais não podem exceder 5.000 palavras (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras, legendas e referências) e preferencialmente não devem ultrapassar o limite conjunto de 7 figuras e tabelas. Cada manuscrito deve fornecer palavras-chave, resumo de 150 palavras ou menos que delineie as principais descobertas da pesquisa.

Comunicações                                   

Comunicações sobre tópicos de amplo interesse, dentro do escopo da revista, serão aceitas para avaliação desde que escritas de maneira clara e sucinta. Comunicações não podem exceder 5.000 palavras (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras, legendas e referências) e preferencialmente não devem ultrapassar o limite conjunto de 7 figuras e tabelas. Cada manuscrito deve fornecer palavras-chave, resumo de 150 palavras ou menos que delineie claramente os tópicos de amplo interesse abordados na comunicação.

Obs: Revisões de literatura não serão aceitas, porém a RB&C aceita artigos de Cienciometria, desde que dentro do escopo da revista.

2. FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

O manuscrito deve obrigatoriamente seguir os modelos abaixo:

Modelo de submissão de artigo (Template): Acesse o link abaixo e clique no ícone  para download do modelo

https://drive.google.com/file/d/1J2yKu0nE8qfBRgJr8aKLkGj6TZfQLIXO/view

OBS: É obrigatório que o autor faça o download do template acima e escreva o texto do artigo dentro desta template fornecida.

2.1 Primeira página do manuscrito

Para garantir a integridade do processo de revisão por pares, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores sejam conhecidas entre si. Neste sentido, é importante o correto preenchimento dos metadados do artigo, pois os nomes dos autores, endereços e afiliações serão importados ao final do processo de tramitação. As datas de Recebimento/Aceite do artigo serão reveladas no final do processo de tramitação, sendo que este deve ser o mais célere possível. Atualmente estamos trabalhando com um prazo médio de 90 dias.

Títulos

Deverão ser escritos em português e inglês. O título deve ser conciso e informativo. O título é frequentemente usado em sistemas de recuperação de informação e não deve ter mais de 12 palavras e não conter abreviações. Deverá ser usada fonte Times new Roman 16 (título em português) e 14 (título em inglês), espaçamento simples, em caixa baixa e não deve ser em negrito.

Nomes e Afiliações dos Autores

O autor deve cadastrar todos os autores no sistema da revista quando estiver realizando a submissão do artigo. Quanto à inserção dos nomes dos autores no manuscrito word, estes serão inseridos ao final do processo de tramitação do artigo. Deverá constar o nome completo do autor. A afiliação dos autores identifica a localização do (s) autor (es) no momento em que a pesquisa foi conduzida, que geralmente é uma instituição. Inclua uma afiliação dupla apenas se duas instituições contribuírem com um apoio substancial ao estudo. Não inclua mais do que duas afiliações por autor. Se um autor não tiver afiliação institucional, liste a cidade e o estado de sua residência. Os nomes dos autores devem aparecer na ordem de suas contribuições, centrados entre as margens laterais. Deverá conter também o e-mail do autor correspondente. Para dirimir maiores dúvidas, acesse os artigos do último volume da revista.

2.2 Regras Gerais para o Texto

Por favor, use as seguintes regras para todo o texto, incluindo resumo, palavras-chave, e referências. Exceto, os títulos.

Fonte: Times New Roman; Tamanho: 10 pt.

Espaçamento entre parágrafos: acima do parágrafo - 0 pt .; abaixo do parágrafo - 0 pt. Espaçamento entre linhas: simples.

Títulos das seções do artigo: Times New Roman; 11 pt; Negrito e em caixa alta. Ex: MATERIAL E MÉTODOS

Sub-título das seções: Times New Roman; 10 pt; Itálico. Ex: Análises estatísticas

Não inserir quebra de páginas no texto do artigo.

Não numerar linhas no arquivo, inserir apenas o número de página no canto inferior direito.

2.3 Resumo

Deve ter até 150 palavras. O resumo deve indicar brevemente o objetivo da pesquisa, os principais resultados e principais conclusões. Um resumo é frequentemente apresentado em separado do artigo, por isso deve ser capaz de ficar sozinho. As referências devem, portanto, ser evitadas. Artigos em inglês necessitam de resumo em português além do Abstract.

2.4 Palavras-chave

Imediatamente após o resumo, forneça de 3 a 5 palavras-chave em ordem alfabética, evitando termos gerais e plurais e vários conceitos (por exemplo, "e", "de"). A listagem de suas palavras-chave ajudará os pesquisadores a encontrar seu trabalho em bancos de dados. Evitando-se a utilização de termos já utilizados no título e resumo.

2.5 Subdivisão do Artigo

O artigo científico deverá ser organizado em Título, Título em inglês, Resumo, Palavras-Chave, Abstract, Key words, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão (a Discussão dever ser separada dos Resultados, obrigatoriamente), Conclusão, Agradecimentos (Opcional) e Referências.

2.6 Tabelas, figuras e equações

Tabelas: As tabelas (incluindo legendas e conteúdo) devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 10 estilo normal, espaçamento simples e, serão numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na parte superior. Ex. Tabela 1. Não usar linhas verticais. As linhas horizontais devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma no final da tabela.

Figuras: Gráficos, fotografias ou desenhos levarão a denominação geral de (ex. Figura 1.) sucedida de numeração arábica crescente e legenda na parte inferior em espaçamento do restante do texto, centralizado.

Equações: devem ser geradas por programas apropriados e identificadas no texto com algarismos arábicos entre parêntesis na ordem que aparecem.

2.7 Nomes proprietários: Matérias-primas, equipamentos especializados e programas de computador utilizados deverão ter sua origem (marca, modelo, cidade, país) especificada.

2.8 Unidades de medida

  • Todas as unidades devem estar de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI);
  • Temperaturas devem ser descritas em graus Celsius.

2.9 Símbolos e abreviações

Defina símbolos, abreviações e siglas em sua primeira ocorrência, tanto no resumo quanto no texto. Abreviações criadas pelos autores devem ser evitadas, mas se utilizadas devem estar claramente definidas na primeira ocorrência, tanto no resumo quanto no texto.

2.10 Notas de rodapé

Notas de rodapé não devem ser utilizadas.

2.11 Citações no texto

As citações bibliográficas inseridas no texto devem ser indicadas pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, seguido(s) pelo ano da publicação (ex.: SILVA et al, 2005), sendo que:

  • Artigos com um ou dois autores, citam-se os sobrenomes de ambos;
  • Artigos com mais de três autores, cita-se o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.”;

2.12 Lista de referências

Toda a literatura citada ou indicada no texto deverá ser listada em ordem alfabética. Artigos em preparação ou submetidos a avaliação não devem ser incluídos nas referências. Dissertações, Teses, Monografias, Trabalhos de conclusão de curso e Resumos de Anais de Congressos NÃO serão aceitos como referências. Além disso, pelo menos 70% das referências citadas devem ser artigos científicos dos últimos 10 anos. A formatação das referências deve seguir o padrão descrito abaixo. Para dirimir maiores dúvidas, acesse os artigos do último volume da revista.

Obs: Artigos aceitos cujas referências bibliográficas estejam fora do padrão determinado ou com informações incompletas NÃO SERÃO PUBLICADOS até que os autores tenham as referências totalmente adequadas às normas.

Exemplos de referências:

Livros:

FONSECA, E.M.S.; ARAUJO, R.C. Fitossanidade: princípios básicos e métodos de controle de doenças e pragas. 1. ed. São Paulo: Érica, 2015. 136p.

Capítulos de livro:

CARVALHO, R.V.; PEREIRA, O.A.P.; CAMARGO, L.E.A. Doenças do Milho. In: AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A. Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. v.2, 5 ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres, 2016, p.549-560.

Artigos em periódicos:

CARVALHO, D.D.C.; OLIVEIRA, A.M.E.; LAGO, H.M.S.; RODRIGUES, F. Incidência de Bipolaris bicolor em sementes de sorgo granífero no Brasil. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.13, p.240-247, 2014.

Trabalhos em meio-eletrônico:

COSTA, R.V.; CASELA, C.R.; COTA. L.V. Cultivo do Milho: Doenças. Sistemas de produção, 2. 5º edição. 2009. Disponível em: <http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/milho_5_ed/doencas.htm>.

Legislação:

BRASIL. Portaria n. 451, de 19 de setembro de 1997. Regulamento técnico princípios gerais para o estabelecimento de critérios e padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 set. 1997, Seção 1, n. 182, p. 21005-21011.

2.13 Trabalhos envolvendo humanos

Quando houver apresentação de resultados de pesquisas envolvendo seres humanos, citar o número do processo de aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, conforme Resolução n° 196/96, de 10 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde.

3. INSTRUÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO ON-LINE

Taxa de submissão e publicação

A RB&C não cobra taxa de submissão e nem de publicação.

Formatos de arquivo

Durante a submissão são aceitos os arquivos do tipo DOC.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.