A visão de professores e alunos de graduação diante da introdução de novos materiais didáticos em Biologia

Autores

  • Bárbara Dumas Santos Silva
  • Samantha Salomão Caramori Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

prática reflexiva, formação inicial de professores, ensino de Biologia

Resumo

Neste trabalho são apresentadas as reflexões sobre o comportamento de alunos e professores de graduação após a utilização de uma apostila de aulas práticas, que tinha como proposta a participação dos alunos na construção do conhecimento sobre o tema trabalhado. Foram estudadas duas turmas de um curso de graduação em Ciências Biológicas, nos anos de 2007 e 2008, conduzidas por professores diferentes. Dentre os resultados avaliados, observou-se que a postura do professor na forma de conduzir a disciplina foi um fator de grande influência para as respostas elaboradas pelos alunos. Na turma de 2007 houve pequena adesão ao uso do material (30%), enquanto que em 2008 esta adesão aumentou para 100%. Esta diferença também se refletiu em todas as características avaliadas: utilização de exercícios da apostila, o interesse por textos específicos do material, e finalmente na consideração da qualidade da apostila.

Biografia do Autor

  • Samantha Salomão Caramori, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Ciências Biológicas e Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás, com área de concentração em Bioquímica e Biologia Molecular; Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, com área de concentração em Biotecnologia; Pós-Doutorado no The Woods Hole Research Center (EUA) com cinética de enzimas em solos de clima temperado. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás na disciplina de Bioquímica onde também é membro permanente do Programa de Mestrado em Ciências Moleculares.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Edição

Seção

Ciências Biológicas