ESTUDO DA FRAÇÃO DA PEÇONHA DA SERPENTE Crotalus durissus collilineatus CROTAMINA-NEGATIVA:ELUCIDAÇÃO DA ESTRUTURA PROTÉICA E AVALIAÇÕES DAS ATIVIDADES ANALGÉSICA, ANTI NFLAMATÓRIA e CITOTÓXICA.
Resumo
Introdução e objetivos: A peçonha bruta (PB) da serpenteCrotalus durissuscollilineatus promove sinais e sintomas neurológicos em seus acidentes, sendo que as vítimas relatam analgesia no local da picada, sem a destruição tecidual. É composta por crotoxina, giroxina, convulxina e crotamina, sendo esta miotoxina básica que se expressa em diferentes populações de cascavéis de maneira não uniforme.A PBé inadequada para uso terapêutico, havendo incentivo ao fracionamento.Em estudos recentes, a PB foi fracionada em HPLC-PDA preparativo e os resultados deste trabalho indicaram que a PBe umafração (Fr5)da serpente C. d. collilineatus, do tipo crotamina-negativo, podem apresentar atividade analgésica por suprimir a nocicepção induzida por ácido acético1. Desta forma, objetivou-se estudar o mecanismo de ação daFr5 da peçonha da serpente C. d. collilineatus crotamina-negativa.Metodologia:Foram avaliadas asatividadesantinociceptiva pelo teste de contorção por ácido acético (0,6%) em camundongos; toxicidade aguda,pelo método up and down2; identificação da massa molecular da fração FR5 realizada em espectrômetro de massas MALDI-TOF operando no modo linear positivo, utilizando calibração externa e teste de fosfolipase3. Resultados e discussões: A Fr5 (40 μg/i.p.) foi capaz de reduzir em 47% no número de contorções (i.p.) e 87% (p.o.), em relação ao controle. A avaliação da toxicidade agudanão apresentou morbidade e nem letalidade (dose de 1000 g/kg, p.o.).A fração estudada apresentou um componente de 25679 Da e não demonstrou atividade fosfolipásica.Conclusões:A fração Fr5, do tipo crotamina-negativo, pode apresentar atividade analgésica por suprimir a nocicepção induzida por ácido acético, sugerindo estar relacionadaa efeitos em sítios periféricos espinhais e apresenta reduzidos valores de toxicidade aguda em camundongos. Não possui atividade fosfolipásica e apresenta componente de 25679 Da.Agradecimentos:NEPET, CEPB, CNPq e FAPEG.Palavras-Chave: CrotalusDownloads
Publicado
2015-06-10
Edição
Seção
Toxicologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.