AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO OBTIDO A PARTIR DAS FOLHAS DE Lafoensia pacari A. St. Hill.
Resumo
Introdução e objetivos: Lafoensia pacari A. St.-Hil.é uma planta de porte arbóreo, pertencente à família Lythraceae. Essa espécie é conhecida vulgarmente como dedaleiro, dedal, mangava-brava e pacari, e encontra-se principalmente disseminada em florestas de altitude, no cerrado e na arborização de ruas. Os principais constituintes químicos descritos para L. pacari pertencem, na sua maioria, à classe dos compostos fenólicos, tais como os taninos, os flavonoides, ácido élagico 1,2,3.O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade antioxidante do extrato hidroalcoólico obtido a partir das folhas de Lafoensia pacari A. St. Hill. Metodologia: As folhas de Lafoensia pacari foram coletadas no município de Caldazinha/GO (16º 39´ 54,5´´Sul, 49º 00´ 03,9´´ Oeste, 1100 m de altitude) no mês de dezembro/2011. A exsicata do material foi depositada no herbário da UFG sob registro UFG / 47581. O extrato hidroalcoólico foi obtido utilizando 30 g de folha seca, o solvente utilizado foi álcool a 70%, a amostra foi submetida a trinta minutos de extração sob ultrassom e ao final procedeu-se a rotaevaporação a 40 ºC. Para avaliação da capacidade antioxidante foram utilizados os testes de DPPH e FRAP. Resultados e discussão: O extrato hidroalcoólico apresentou capacidade antioxidante com EC50 de 53,73 μg/mL para o método de DPPH expresso em ácido gálico. Para o método de FRAP foi construída uma curva analítica do sulfato ferroso onde cada ml do extrato hidroalcoólico é equivalente a 323,62 μMol/L-1 de sulfato ferroso. A atividade antioxidante provavelmente está relacionada à presença de compostos fenólicos.. Conclusões: O extrato hidroalcoólico de Lafoensia pacari A. St. Hill possui em sua composição substâncias capazes de doar elétrons e assim reduzir radicais livres como observado nos testes de DPPH e FRAP, fazendo desta planta medicinal uma fonte promissora de compostos com atividade antioxidante. Agradecimento: CNPq,FAPEG.Palavras-Chave: DPPH, FRAP, Plantas medicinal do Cerrado.Downloads
Publicado
2015-06-10
Edição
Seção
Farmacognosia e Áreas Afins
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.