AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MÉTODO DE NEUTRALIZAÇÃO QUÍMICA DOS CONSERVANTES PRESENTES EM PRODUTOS FARMACÊUTICOS PARA REALIZAÇÃO DA CONTAGEM DE MICRO-ORGANISMOS VIÁVEIS TOTAIS.
Resumo
Introdução e objetivos: Uma das preocupações das farmácias magistrais é com a qualidade microbiológica de seus produtos que estão mais expostos à contaminação, e para evitar esse processo utilizam-se conservantes1,2. Dentre os mais utilizados estão os parabenos e a imidazolidinil uréia. Para realização da análise microbiológica destes produtos é necessária a neutralização destes conservantes para recuperação adequada dos possíveis micro-organismos presentes nesses produtos, podendo ser realizada por neutralização química utilizando-se os caldos Triptose Azolectina Tween (TAT) e Dey-Engley3,4. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os dois neutralizantes e determinar o tempo de neutralização necessário para a realização da recuperação microbiana, frente a amostras de gel de carbopol, creme lanete e loção não-iônica. Metodologia: utilizando-se métodos compendiais, inoculou-se separadamente, as cepas padrões de Staphylococcus aureus ATCC 6538, Pseudomonas aeruginosa ATCC 9027, Escherichia coli ATCC 8739 e Candida albicans ATCC 10231, na concentração de 50-100 UFC/mL nos caldos neutralizantes Dey-Engley e TAT com e sem as amostras, e avaliou-se a recuperação desses micro-organismos após 0, 5, 10, 15 e 20 minutos da inoculação5. Resultados e discussões: Os neutralizantes utilizados não apresentaram atividade tóxica aos micro-organismos inoculados. De uma forma geral, a diferença percentual de recuperação obtida entre os tempos 0 e 20' foi de 11,4% para o caldo Dey-Engley e 10,74% para o caldo TAT, mostrando que o tempo de contato entre a amostra e o neutralizante pode ser importante e necessário. Conclusão: A exposição de 20 minutos, entre neutralizante e amostra (conservante), se mostrou um importante parâmetro a ser considerado durante a contagem de micro-organismos viáveis totais, principalmente nas emulsões O/A devido sua demorada dispersão nos caldos neutralizantes.Downloads
Publicado
2015-06-10
Edição
Seção
Microbiologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.