ANALISE DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO TEAM-BASED LEARNING (TBL) PARA ALUNOS DE ESTÁGIO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Autores

  • Juliana T. M. Sousa
  • Thaissa C. Cardoso
  • Lunara T. Silva
  • Nathalie de Lourdes S. Dewulf
  • Flávio M. Lopes

Palavras-chave:

métodos de avaliação, Team-Based Learning, educação farmacêutica

Resumo

Introdução e objetivos: o Team-Based Learning (TBL), ou aprendizado baseado em grupo, é uma metodologia de avaliação formativa¹, que visa capacitar e formar estudantes de forma ativa, desenvolver a capacidade de reflexão sobre as questões propostas, tornando-os protagonistas no processo de ensino-apredizagem². Neste estudo, analisou-se o desempenho dos alunos em provas individuais e em provas em grupo, com a finalidade de obter subsídios para maior utilização dessa metodologia. Metodologia: participaram do estudo nove alunos de estágio da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Goiás. Estes alunos fizeram prova individual e posteriormente realizaram a mesma prova em grupo. Foram aplicadas nove provas, com 5 questões e posteriormente as médias das notas individuais foram comparadas às médias das notas obtidas em grupo. Resultados e discussões: em todas as provas aplicadas as médias das notas em grupo (média: 9,02; desvio padrão: 1,38) f oram maiores do que as médias das provas individuais (média: 7,48; desvio padrão: 0,85), o que reforça dados da literatura que apontam que as discussões em grupo, permitem melhor desempenho cognitivo dos alunos ². Conclusões: a partir dos dados obtidos podemos concluir que o desempenho cognitivo dos alunos é ligeiramente maior quando as questões avaliadas são resolvidas em grupos, ao se comparar aos métodos tradicionais de provas individuais. Desta forma, observando a importância do trabalho em grupo, aprendizado essencial para equipes multidisciplinares, sugere-se que tal metodologia de ensino seja cada vez mais inserida nos ambientes de ensino aprendizagem.

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Publicado

2015-06-08

Edição

Seção

Assist Farmacêutica, Ensino Farmacêutico, Saúde Pública e Ciências Regulatórias