PESQUISA DE Listeria monocytogenes e Staphylococcus COAGULASE-POSITIVOS EM QUEIJO MUÇARELA FATIADO ADQUIRIDO EM PADARIAS E SUPERMERCADOS DE GOIÂNIA-GO

Autores

  • Geovanna B. H. C. Silva Universidade Federal de Goiás
  • Luiza Toubas Chaul Universidade Federal de Goiás
  • Aline Neves Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Telma Alves Garcia Universidade Federal de Goiás
  • Ieda Maria Sapateiro Torres Universidade Federal de Goiás
  • Virgínia Farias Alves Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Listeria monocytogenes, Staphylococcus coagulase-positivos, queijo muçarela fatiado 1. BAM, Bacteriological Analytical

Resumo

Introdução e objetivos: Alguns produtos lácteos são considerados de alto risco relativo para transmissão de toxiinfecções alimentares, uma vez que oferecem excelente substrato nutricional para desenvolvimento de diversos micro-organismos patogênicos, como Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureus produtor de enterotoxinas. O presente estudo objetivou verificar a presença de L. monocytogenes e Staphylococcus coagulase-positivos em amostras de queijo muçarela fatiado, adquiridas em padarias e supermercados da cidade de Goiânia. Metodologia: Entre outubro de 2014 e janeiro de 2015, 19 amostras do alimento foram analisadas no Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Goiás. Para pesquisa de Listeria sp. utilizou-se o protocolo preconizado pelo FDA1, utilizando-se dois meios de enriquecimento seguido de plaqueamento em superfície de ágar seletivo. Os resultados foram confirmados através do kit ApiListeria (bioMérieux). Para identificação presuntiva de Staphylococcus aureus utilizou-se Ágar Baird Parker, conforme recomendação do APHA2, e realizou-se o teste de coagulase. Resultados e discussões: A presença de L. monocytogenes foi confirmada em uma (5,26%) das amostras analisadas e a presença de L. innocua em outra amostra (5,26%). Diversos estudos relatam o isolamento de L. monocytogenes a partir de diferentes tipos de queijos, fatiados ou não3. Não foi possível confirmar a presença de Staphylococcus coagulase-positivos nas amostras de queijo muçarela analisadas, entretanto, detectou-se Staphylococcus coagulase-negativos em 6 (31,6%) das amostras. Apesar de a maioria dos S. aureus produtores de enterotoxinas isolados de alimentos ser produtora de coagulase, estudos indicam que Staphylococcus coagulase-negativos também podem produzir enterotoxinas4. Conclusão: Os resultados do presente estudo evidenciam que o queijo muçarela fatiado pode atuar como veículo para transmissão de bactérias patogênicas para os consumidores.

Referências

BAM, Bacteriological Analytical Manual. Detection and Enumeration of Listeria monocytogenes in Foods. Abril, 2011. Disponível em: <http://www.fda.gov/food/foodscienceresearch/laboratorymethods/ucm071400.htm>. Acesso em: 06/03/2015.

APHA, American Public Health Association. Compendium of methods for the microbiological examination of foods, p. 676, Washington, 2001.

PINTADO, C. M. B. S.; OLIVEIRA, A.; PAMPULHA, M. E.; FERREIRA, M. A. S. S. Prevalence and characterization of Listeria monocytogenes isolated from soft cheese. Food Microbiol. 22(1): 79-85, 2005.

VERAS et al. A study of the enterotoxigenicity of coagulase-negative and coagulase-positive staphylococcal

Downloads

Publicado

2015-06-10