Exploração de águas subterrâneas por meio de poços tubulares no Estado de Goiás: relações demográficas, socioeconômicas e tendências de uso.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os principais aspectos do uso de águas subterrâneas em Goiás, através do estudo de poços tubulares. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação de Águas Subterrâneas. Foram encontrados 2.791 poços cadastrados. Destes 654 são de uso múltiplo, 1.021 são de pessoas físicas e 947 estão equipados. Além disso, foi constatado um aumento temporal no numero de poços para o Estado de Goiás. Foram encontradas correlações positivas e significativas entre o número de habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e o número de poços. Diante dos resultados obtidos sugere-se cautela quanto à exploração das águas subterrâneas, pois uma vez poluídas demoram muito tempo para renovar o seu reservatório que as superficiais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.