Qualidade fisiológica de sementes de couve manteiga em função do hidrocondicionamento em diferentes períodos e concentrações de sulfato de zinco
Resumo
A imersão de sementes em uma solução nutritiva permite o fornecimento de nutrientes, o controle da velocidade de embebição e a inicialização de processos metabólicos. Objetivou-se avaliar a qualidade fisiológica de sementes de couve manteiga, após a embebição das sementes em soluções contendo zinco. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 5, com quatro repetições, sendo 4 períodos de embebição (6; 12; 18 e 24 h) e 5 concentrações de zinco (0; 2; 4; 6 e 8 mL). As variáveis analisadas foram: embebição das sementes, índice de velocidade de protrusão da raiz primária, plântulas normais, plântulas anormais, comprimento de plântula e massa seca de plântula. Os maiores períodos de embebição, influenciaram negativamente sobre os parâmetros fisiológicos das sementes de couve manteiga. O hidrocondicionamento atrelado as maiores concentrações do produto comercial a base de sulfato de zinco, interferiu negativamente na germinação das sementes e comprimento das plântulas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.