O BOLSONARISMO E A PROTEÇÃO POPULAR DE DEFENSORAS/ES DE DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA LEGAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/atatot.v4i2.14625Palavras-chave:
Direitos Humanos; proteção popular; bolsonarismoResumo
O presente ensaio traz reflexões sobre a relação entre o bolsonarismo e a proteção popular de defensoras e defensores de direitos humanos nos 9 estados da Amazônia Legal. Para tal, inicia-se com uma reflexão sobre o contexto da polarização política que vivemos, destacando como a plataforma política do bolsonarismo leva a uma agenda regressiva na questão dos direitos humanos. Em seguida, analisa-se um conjunto de dados extraídos do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) sobre as últimas eleições, em que a vitória de um presidente à esquerda não significou a derrota do bolsonarismo. Por fim, trazemos algumas considerações sobre a proteção popular de defensoras e defensores de direitos humanos, destacando a importância da atuação em rede.
Referências
ALMEIDA, W. L. A estratégia de políticas públicas em direitos humanos no Brasil no primeiro mandato Lula. R. Katál, Florianópolis, 2011.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
FETAEMA. Conflitos e Lulas dos trabalhadores rurais no Maranhão ano 2020. São Luís: UEMA Edições, 2021.
MIGUEL, L. F. Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
NAPOLITANO, M. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2015.
OLIVEIRA, L. Direitos Humanos e cultura política de esquerda. Lua Nova, São Paulo, 1992.
PROJETO SEMENTES DE PROTEÇÃO. Proteção popular de defensores e defensoras de direitos humanos. Passo Fundo: Saluz, v. 1, 2022.
PROJETO SEMENTES DE PROTEÇÃO. Subsídios para análise: desafios à proteção popular de defensores e defensoras de direitos humanos. Passo Fundo: Saluz, v. 2, 2022.
RIBEIRO, R. F.; SILVA, M. F. Direitas na América Latina Hoje. Agenda Política, São Carlos, 2020.
ROLLEMBERG, D. Debate no Exílio: em busca da Renovação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
SANTOS, F. G. M. A dinâmica eleitoral nos estados da Amazônia Legal: um quadro sintético e comparativo. Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL). Disponível em: https://legal-amazonia.org/a-dinamica-eleitoral-nos-estados-da-amazonia-legal-um-quadro-sintetico-e-comparativo/ Último acesso em: 06/11/2023
SILVA, I. H. D. M.; TESTON, L. M. Political Dynasties, Bolsonarismo, ande the Environmental Agenda during the 2022 elections in the Brazilian Legal Amazon. Brazilian Political Science Revier, 2023.
SILVA, M. F. Condições sociais de produção e circulação de um “clássico da esquerda”: uma análise de A Democracia como Valor Universal, de Carlos Nelson Coutinho. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 53, n. 1, mar./jun. 2022.
VIANA, J. P. S. L. VASCONCELLOS, P. M. C. CURI, M. V. MARTINI, J. O segundo turno das eleições de 2022 em Rondônia: a disputa no centro do bolsonarismo. Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL). Disponível em: https://legal-amazonia.org/o-segundo-turno-das-eleicoes-de-2022-em-rondonia-a-disputa-no-centro-do-bolsonarismo/ Último acesso em: 06/11/2023