O Direito à Alimentação em Tensão com Ações Coletivas de Alimentação

O Caso de Córdoba (Argentina) no Início do Século XXI

Autores

  • Martín Eynard Universidad Nacional de Córdoba

Palavras-chave:

Acción colectiva; protesta social; acciones colectivas alimentarias; hambre; crisis 2001 Argentina; Derechos Humanos; Alimentación; Cuerpos.

Resumo

Este artigo analisará as características que as ações coletivas alimentares assumiram na cidade de Córdoba (Argentina) entre 2001 e 2007, para colocar em tensão esses conflitos com o direito à alimentação, pensando em contextos latino-americanos desde uma perspectiva sociológica. Assumiu-se uma abordagem interpretativa qualitativa e uma estratégia de investigação mista. Foram utilizados: a) entrevistas semiestruturadas em profundidade e observação; e b) banco de dados hemerográfico de eventos de “ação coletiva alimentar”. Houve 844 eventos e foram identificados três subciclos: “explosão” (2001-2002), “disputa” (2002-2003) e “normalização” (2003-2007). Na “explosão” e na “disputa”, os territórios foram transferidos para a rua e no ciclo de “normalização”, da rua para o ministério. O Estado alcançou a capacidade de (re)controlar e processar o conflito em torno da questão alimentar. Isto não implicou a “resolução” do conflito alimentar, mas a sua mutação para outras formas mais atenuadas e não tão visíveis, como a “obesidade da pobreza” ou a “carência social”.

Publicado

12-11-2024

Como Citar

O Direito à Alimentação em Tensão com Ações Coletivas de Alimentação: O Caso de Córdoba (Argentina) no Início do Século XXI. Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 18–39, 2024. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/atatot/article/view/11890.. Acesso em: 15 ago. 2025.