Educação Necropolítica:

Personalidade Autoritária, Violência e Escolarização de Jovens Pobres no Brasil

Autores

  • Eguimar Felício Chaveiro
  • Rosivaldo Pereira de Almeida Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação. Necropolítica. Escoaliração

Resumo

O artigo é síntese explicativa das discussões feitas no curso “Educação Necropolítica no contexto do fascismo” ofertado no contexto da pandemia pelo Núcleo de Direitos Humanos, Educação e Movimentos Sociais da Universidade Estadual de Goiás (NUDHEM/UEG), Grupo de Estudo Espaço, Sujeito e Existência Dona Alzira da Universidade Federal de Goiás e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). O trabalho aborda o caráter relacional da necropolítica com a educação e discuti os seus fundamentos: A personalidade autoritária, a violência física e simbólica e os mecanismos objetivos e subjetivos de eliminação de jovens pobres nos processos de escolarização. Consideramos a dimensão educativa e o caráter necrófilo dos destroçamentos e capturas das subjetividades presentes nos processos de escolarização. Os referenciais teóricos que fundamentam nossa análise são Mbembe (2012), Adorno (1951), Rolnik (2018) e Bourdieu (1998).

Biografia do Autor

  • Rosivaldo Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Goiás
    Ciências Humanas - História - Educação - Movimentos Sociais

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Necropolítica:: Personalidade Autoritária, Violência e Escolarização de Jovens Pobres no Brasil. Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 102–117, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/atatot/article/view/10988.. Acesso em: 20 maio. 2024.