QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE MANTEIGAS DE GARRAFA COMERCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v9n1p75-81Palavras-chave:
Controle de qualidade, Derivados lácteos, Segurança alimentar.Resumo
A manteiga de garrafa é um produto tipicamente nordestino, muito comercializado e consumido em toda a região. Por isso, torna-se necessário garantir a qualidade de sua chegada à mesa do consumidor. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade físico-química e nutricional de diferentes amostras de manteiga de garrafa coletadas em dois municípios cearenses. Foram coletadas 10 amostras de manteiga nas cidades de Limoeiro do Norte e Aracati, e analisadas quanto aos parâmetros de acidez, pH, umidade, lipídeos, rancidez e valor calórico. A análise estatística foi feita por meio do programa Assistat versão 7.7 beta. Os resultados mostraram que 30% das amostras apresentaram valores de umidade superior a 0,3%, e 100% das amostras obtiveram valores de lipídeos menores que 98,5%. Quanto a acidez total, verificou-se que 40% dos resultados foram superior a 2%, e 30% dos resultados foram positivos para rancidez. As manteigas apresentaram valor calórico superior a 800 kcal/100g e variação de pH entre 2,52 e 4,16. Nenhuma das amostras se apresentou 100% conforme aos itens estabelecidos pela legislação, tornando-se inadequada a comercialização e consumo, que evidenciam a necessidade de atuação dos órgãos competentes para fiscalização e adequação dos laticínios aos padrões de identidade e qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.