CARACTERÍSTICAS MORFOGÊNICAS DE Urochloa brizantha cv. MARANDÚ SOB DIFERENTES FONTES E DOSES DE NITROGÊNIO EM REGIME DE CORTES
DOI:
https://doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v9n1p1-8Palavras-chave:
Forragem, Nutrição, ProduçãoResumo
No Brasil as pastagens predominantes sãos gramíneas do gênero Urochloa. O nitrogênio é um dos principais nutrientes a ser aplicado, devido ao aumento de produção de matéria seca e perfilhamento resultando em acréscimo na produtividade. Objetivou-se avaliar as características morfológicas e produtividade da espécie Uroclhoa brizantha cv. Marandú cultivadas com variadas doses e fontes de nitrogênio em regime de cortes. Foi conduzido um experimento com delineamento inteiramente casualizado com esquema fatorial 2x4x2, sendo duas fontes de nitrogênio (Ureia e Novatec), quatro níveis de adubação (0, 75, 150 e 225 mg dm-3 de N) e dois cortes, com quatro repetições. Avaliou o número de perfilhos, número de folhas expandidas, biomassa verde e biomassa seca. Concluiu-se que, a fonte de ureia, com a dose de 225 mg dm-3, proporcionou melhor acúmulo de matéria seca. O segundo corte se mostrou superior, ao primeiro em relação a produção de matéria seca. O número de perfilhos se mostra superior quando avaliados em segundo corte. A fonte Novatec Solub 45 proporciona maior produção de biomassa seca e quantidade de folhas expandidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.