TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E CARACTERIZAÇÃO FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CAPITÃO (Zinnia elegans)
DOI:
https://doi.org/10.12971/agrotec.v7i2.4871Palavras-chave:
caracterização, plantas ornamentais, qualidade fisiológicaResumo
Para auxiliar empresas produtoras de sementes na identificação rápida do vigor de lotes existem testes a serem utilizados. Neste cenário, a condutividade elétrica é um teste rápido, de fácil execução e eficiente, apresentando assim potencial para ser empregado no controle de qualidade destas empresas, no entanto há fatores do teste que podem afetar os resultados obtidos. O objetivo do trabalho foi a caracterização do potencial fisiológico de um lote e avaliar o efeito do volume de água e do tempo de embebição na condutividade elétrica da solução, para avaliação do vigor em sementes de Zinnia elegans, espécie que tem se destacado no cenário de plantas ornamentais do Brasil. Incialmente foi determinado o teor de água das sementes utilizadas. Para caracterização das sementes foram realizados os testes de primeira contagem de germinação, germinação e índice de velocidade de germinação. Avaliou-se então o teste de condutividade elétrica com 25 sementes, variando o volume de água, 25 e 50 mL, bem como o período de embebição, de 2, 4, 6, 8, 24, 48 e 72 horas. O período de 24 horas mostrou-se promissor para avaliação da qualidade fisiológica. E o volume de água de 25 mL apresentou maior correlação com os testes de germinação e primeira contagem. Assim o teste de condutividade elétrica para sementes desta espécie deve ser realizado utilizando-se 25 sementes embebidas em 25 mL de água e a leitura da condutividade elétrica lida após 24 horas de embebição na temperatura de 25 °C.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.