AVALIAÇÃO SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA DE ACHOCOLATADO EM PÓ
DOI:
https://doi.org/10.12971/4466Palavras-chave:
preferência, sabor, cor.Resumo
O achocolatado é um dos alimentos em pó que possui destaque no mercado, porém poucos estudos demonstram respostas de consumidores com relação aos seus atributos sensoriais. Neste sentido, este trabalho teve como objetivos analisar sensorialmente quatro tipos de achocolatados, bem como verificar a intenção de compra dos mesmos. As amostras utilizadas foram: achocolatado orgânico (A), achocolatado light (B) e duas marcas convencionais (C e D). Utilizou-se o teste de ordenação de diferença para os atributos de cor, aroma, sabor e textura e, por último, teste de ordenação de preferência. Quanto aos atributos dos achocolatados em pó, observou-se maior intensidade do aroma na amostra C (convencional), quanto à cor, observou-se a formação de dois grupos, considerados mais claros (A e B) e dois mais escuros (C e D). Para o sabor, foi possível verificar que a amostra C apresentou maior índice em relação às demais, e a amostra do achocolatado orgânico (A) diferiu significativamente entre as amostras. Quanto ao teste de ordenação de preferência, direcionado ao preço, não foi observada diferença significativa entre as amostras. Para os testes de preferência dos achocolatados, com relação às embalagens, pôde-se observar que a amostra (achocolatado orgânico) foi a mais preferida.O achocolatado é um dos alimentos em pó que possui destaque no mercado, porém poucos estudos demonstram respostas de consumidores com relação aos seus atributos sensoriais. Neste sentido este trabalho tem como objetivos analisar sensorialmente quatro tipos de achocolatados, bem como verificar a intenção de compra dos mesmos. As amostras utilizadas foram: achocolatado orgânico (A), achocolatado light (B) e duas marcas convencionais (C e D). Utilizou-se o teste de ordenação de diferença para os atributos de cor, aroma, sabor e textura e por último teste de ordenação de preferência. Quanto aos atributos dos achocolatados em pó, observou-se uma maior intensidade do aroma na amostra C (convencional), quanto à cor, observou-se a formação de dois grupos, considerados mais claros (A e B) e dois mais escuros (C e D). Para o sabor, foi possível verificar que a amostra C apresentou um maior índice em relação às demais, e a amostra do achocolatado orgânico (A) diferiu significativamente entre as amostras. Quanto ao teste de ordenação de preferência direcionado ao preço, não foi observada diferença significativa entre as amostras. Para os testes de preferência dos achocolatados com relação às embalagens, pôde-se observar que a amostra A (achocolatado orgânico) foi a mais preferida.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.