CRESCIMENTO INICIAL DE JATROPHA CURCAS L. EM RESPOSTA A DIFERENTES SUBSTRATOS E FONTES NITROGENADAS
DOI:
https://doi.org/10.12971/2653Palavras-chave:
Oleaginosa. Nutrição Mineral. Produção de Mudas.Resumo
O pinhão-manso, Jatropha curcas L., pertencente à família Euphorbiaceae, apresenta potencialidade para produção de biodiesel, fato que tem despertado o interesse dos pesquisadores, observado pelo aumento de estudos voltados a esta cultura. A presente pesquisa teve como objetivo estudar o efeito de dois substratos: S1 - solo argiloso e S2 - solo argiloso e areia, na proporção 1:1, e três fontes nitrogenadas (N1 – sulfato de amônio (NH4)2SO4); N2 – nitrato de cálcio (Ca(NO3)2.4H2O) e N3–ureia (NH2)2 CO), no crescimento inicial de pinhão-manso. O ensaio foi conduzido em ambiente com sombreamento de 50%. Os tratamentos foram dispostos em um fatorial 4 x 2, correspondendo, respectivamente, às fontes de nitrogênio, controle experimental (ausência de N) e substratos. Os tratamentos foram distribuídos de acordo com o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com cinco repetições. As condições de cultivo que apresentaram melhores resultados foram aqueles em que as mudas foram cultivadas no substrato S2, e receberam como fontes nitrogenada ureia e nitrato de cálcio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.