ADUBAÇÃO NITROGENADA PARA MILHO SAFRINHA EM SUCESSÃO À CULTURA DO FEIJOEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12971/2451Palavras-chave:
Zea mays. Nitrogênio. Plantio direto. Análise econômica.Resumo
O nitrogênio é um dos nutrientes limitantes para a cultura do milho, o elemento extraído em maior quantidade e o que mais onera o custo de produção. O objetivo com este trabalho foi avaliar épocas de aplicação e parcelamento do adubo nitrogenado em cobertura para a cultura do milho safrinha, em sucessão à cultura do feijoeiro, na região de Jataí, GO. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos avaliados foram:adubação em cobertura no estádio V1; no estádio V6; parcelamento nos estádios V4 e V10; estádios V4, V6 e V10 e uma testemunha sem nitrogênio em cobertura. As características avaliadas foramclorofila no estádio VT, altura de plantas e de espiga, diâmetro de colmo, número de fileiras por espiga, número de grãos por fileira, número de grãos por espiga, diâmetro de sabugo, diâmetro de espiga, massa de mil grãos e produtividade. Procedeu-se ainda a uma análise econômica dos resultados obtidos. O parcelamento da adubação nitrogenada nas condições estudadas influenciou apenas a clorofila foliar e o diâmetro do colmo. Economicamente, a não aplicação de nitrogênio em cobertura foi a melhor opção para esse ano agrícola, mas os riscos e a redução no diâmetro do colmo podem não justificar o uso dessa estratégia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.