PANORAMA DA FRUTICULTURA EM GOIÁS:
UM ESTUDO BASEADO NOS DADOS DO IBGE
Resumo
O presente trabalho tem como foco analisar o desenvolvimento da fruticultura no Estado de Goiás, entre os anos de 2006 a 2022. A coleta de dados foi realizada através dos dados obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e as variáveis utilizadas foram a quantidade produzida nas lavouras, o valor da produção, e a área colhida. Os resultados mostraram que Goiás é um Estado promissor para a fruticultura, entretanto, o cultivo dessas frutas caminha a passos lentos e algumas frutíferas até cessaram sua produção à nível comercial. As frutas mais produzidas no estado são a melancia, a banana e a laranja. A jabuticaba aparece como uma cultura promissora a nível nacional, visto que Goiás já é o maior produtor da fruta no Brasil, porém, para alcançar níveis expressivos nacionalmente, carece de investimento e mais produtores aderindo à cultura. Neste estudo, foi possível reunir algumas das informações mais recentes da fruticultura nacional, para que sirva de base e auxílio em pesquisas e trabalhos futuros que envolvam a economia, produção e evolução de frutíferas no Estado de Goiás.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.