POTENCIAL TÓXICO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DE RIO LOCALIZADO EM ÁREA DE INTENSA ATIVIDADE AGRÍCOLA
POTENCIAL TÓXICO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DE RIO LOCALIZADO EM ÁREA DE INTENSA ATIVIDADE AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31668/agrotec.v13i1.12473Resumo
A irrigação na agricultura gera riquezas, empregos e movimenta cadeias produtivas. Contudo, o alto consumo de água impacta os ecossistemas aquáticos. Além do consumo, a atividade agrícola gera resíduos tóxicos que são lixiviados para os rios. Neste trabalho, foi avaliado o potencial tóxico das águas do Rio dos Patos, um rio que abastece áreas com intensa atividade agrícola, usando parâmetros físico-químicos e o teste de toxicidade com Allium cepa L. Foram coletadas amostras de águas superficiais em nove pontos, em duas estações climáticas. Os valores encontrados para os parâmetros físico-químicos estão em concordância com a Resolução CONAMA (357/2005). A condutividade elétrica em todas as amostras apresentou valores altos, o que pode ser indicativo de ambiente impactado. No teste de A. cepa foram avaliados taxa de germinação, crescimento radicular e citotoxicidade. Os resultados obtidos mostram que as águas superficiais do Rio dos Patos não apresentaram toxidade em nenhum destes parâmetros. Desta forma, não foi possível identificar, por meio dos testes aplicados, impactos de degradação na qualidade da água neste rio. Outros estudos que avaliem o potencial genotóxico das águas superficiais do Rio dos Patos devem ser conduzidos para melhor avaliação da segurança do consumo e uso recreativo da água deste rio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.