APLICAÇÃO DE BENZILADENINA EM PLANTAS DE PINHÃO MANSO
DOI:
https://doi.org/10.12971/1011Palavras-chave:
Jatropha curcas, regulador de crescimento, produtividade.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da aplicação exógena de benziladenina sobre o percentual de flores femininas e hermafroditas, bem como a produtividade de sementes em plantas de Pinhão Manso. O trabalho foi conduzido no campo experimental da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Ipameri, Ipameri, Goiás. A região possui clima tropical com inverno seco e verão úmido (Aw), de acordo com a classificação de Köppen. O solo da área experimental é classificado como Latossolo vermelho-amarelo. Após a análise do solo, foi realizada a adubação e a correção do pH de acordo com recomendações técnicas para a cultura. O experimento foi montado utilizando plantas com 10 meses de idade seguindo o delineamento em blocos casualizados com três tratamentos (0; 100 e 200 mg L-1 de benziladenina distribuídos em três aplicações em dias alternados, sendo a primeira aplicação dois dias após a emissão da inflorescência) e seis repetições. A parcela experimental correspondeu a duas plantas úteis. As plantas tratadas apresentaram significativos aumentos no número de inflorescências, número de frutos e produtividade. Nas condições edafoclimáticas em que foi conduzido este experimento, pode-se concluir que a aplicação de benziladenina aumenta a produtividade de plantas de Pinhão Manso. A aplicação de benziladenina é prática inovadora que poderá no futuro próximo ser inserida no manejo rotineiro da cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.