QUALIDADE DE SEMENTES DE AMENDOIM PRODUZIDAS EM PALMEIRAS DE GOIÁS

Authors

  • José Neto Cassiano de Camargo Universidade Estadual de Goiás
  • Eliete Souza Santana Universidade Estadual de Goiás
  • Felipe Kennedy Alves Cantareli Universidade Estadual de Goiás
  • Edgar Estevam França Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v9n1p65-73

Keywords:

amendoim, semente, germinação

Abstract

Objetivou com o presente trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de três cultivares de amendoim produzidas no campo experimental da UEG – Campus Palmeiras de Goiás. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, sendo os tratamentos estabelecidos da seguinte forma: T1 – Runner 886; T2 – IAC 505; T3 – IAC 503. Para avaliar a qualidade fisiológica das sementes foi determinado a massa de mil sementes, realizado teste de germinação, com primeira e segunda contagem, além dos valores de matéria verde e seca de plântulas. Na safra 2016/2017 o Brasil alcançou produção total de 456,7 mil toneladas, mostrando a relevância social da cultura em questão. O delineamento experimental empregado foi o de blocos inteiramente casualizados e os dados das diferentes cultivares foram analisados estatisticamente pelo teste F, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade, empregando-se o software SISVAR.  O resultado apresentado pelos testes foi de que nas condições recomendadas para este experimento, as cultivares utilizadas, exibiram basicamente as mesmas características em relação à qualidade das sementes de amendoim. Fora na primeira contagem do teste de germinação, onde se observou diferença estatística entre as variedades utilizadas. Reforçando a necessidade de concretização de mais experimentos, para que seja possível afirmar com menor probabilidade de erro qual a melhor cultivar para região em questão.

Author Biographies

  • José Neto Cassiano de Camargo, Universidade Estadual de Goiás
    Mestrando no programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO, Brasil.
  • Eliete Souza Santana, Universidade Estadual de Goiás
    Docente no programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO, Brasil.
  • Felipe Kennedy Alves Cantareli, Universidade Estadual de Goiás
    Discente do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Goiás, Palmeiras de Goiás-GO, Brasil.
  • Edgar Estevam França, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando no programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO, Brasil.

Published

2018-06-04

Issue

Section

Artigos