PÓS - COLHEITA DE MAMÃO ‘PAPAYA’ REVESTIDO POR POLÍMEROS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.12971/4465Keywords:
Carica papaya L, Coberturas, Polímeros, Alimentos naturais.Abstract
O Brasil apesar de grande produtor de frutas sofre com perdas no setor. Para resolver problemas de perdas as embalagens ativas como revestimentos, tem sido atuantes. Diante disso o objetivo deste estudo foi o de avaliar a aplicação de coberturas com moléculas diferentes (carboidratos, proteínas e lipídeos) em mamão verde, da forma como é comercializado. Foram avaliados os índices de perda de massa, firmeza, sólidos solúveis, cor da polpa, pH, e bolores e leveduras, além de cor e solubilidade da cobertura por métodos padronizados. Ao final pode-se observar que as coberturas e o tempo de armazenamento interferiram nas propriedades dos frutos. Sugere-se o uso combinado de polímeros para se obter melhor comportamento no armazenamento do fruto. Há destaque da cobertura lipídica para o mamão verde.Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.