OCORRÊNCIA DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS EM LEITE DE CÉLULAS DE REFRIGERAÇÃO DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO PARÁ - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12971/2244Keywords:
Danos à saúde, prejuízo industrial, produção.Abstract
Os resíduos de antibiótico, quando presentes no leite, podem vir a acarretar uma grande diversidade de efeitos danosos a saúde da população e ocasionar problemas em várias linhas de processamento de derivados lácticos. O objetivo desse trabalho foi identificar a presença de resíduos de antibióticos em leite de células de refrigeração, na mesorregião sul do Estado do Pará. Foram utilizados os Kits Delvotest® SP-NT para analisar 50 amostras de leite armazenados em tanques de refrigeração nas propriedades rurais de quatro municípios: Conceição do Araguaia (12 amostras), Redenção (13 amostras), Rio Maria (12 amostras) e Xinguara (13 amostras). Foram realizadas análises microbiológicas para detectar à presença de resíduos de antibióticos, sendo pré-estabelecido um número de esporos bacterianos de caráter de teste (Bacilus stearothrrmophilus var. calidolactis), Trimetropina (agente antifolato) e indicador púrpura de bromocresol, incubados com alícotas de amostras de leite por aproximadamente 3 horas. Os resultados mostraram a presença de resíduos de antibióticos em 4 amostras (8%), sendo 2 (4%) em Conceição do Araguaia e 2 (4%) em Redenção. Conclui-se que os resíduos de antibiótico podem ser encontrados nos leites produzidos nos municípios estudados do Sul do Pará, podendo vir a ocasionar vários problemas, como a seleção de bactérias resistentes, efeito adverso na flora intestinal, má coagulação do leite em relação ao processamento com culturas starter em laticínios.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.