COMPETIÇÃO DE HIBRIDOS DE MILHO (Zea mays L.) SOB ESPAÇAMENTO REDUZIDO, NA REGIÃO DO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.12971/1988Keywords:
Adaptação. Características agronômicas. Produtividade.Abstract
A utilização de híbridos na cultura do milho vem se tornando uma alternativa cada vez mais empregada e a redução do espaçamento de plantio também. Ambas as técnicas permitem aumentar a produtividade numa mesma área de plantio. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo avaliar 5 híbridos de milho (Datagene 213, Datagene 501, BR 205, CD 304 e Datagene 601) sob espaçamento reduzido (0,45 m), no bioma Cerrado. O trabalho foi conduzido na Fazenda Escola Instituto São Vicente, pertencente à Universidade Católica Dom Bosco, localizada no município de Campo Grande - MS. Utilizaram-se cinco híbridos de diferentes marcas comerciais e diferentes linhagens, sendo eles duplos, triplos e simples. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições e parcelas representadas por 5 linhas de 4m de comprimento cada, espaçadas com 0,45 m entrelinhas, totalizando 20 tratamentos. A população definida foi de 70.000 plantas ha-1, foram feitas avaliações de: altura de plantas, altura de inserção da primeira espiga, diâmetro do colmo, comprimento da espiga, diâmetro da espiga, número de fileiras por espiga, número de grãos por espiga, massa de 100 grãos e produtividade. Observou-se que os híbridos de milho podem influenciar em alguns parâmetros de produtividade da cultura, sendo o BR 205 o que mais se destacou.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.