FATORES INFLUENCIADORES NA QUALIDADE DE VIDA NA LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Mayara Cordeiro de Faria , ,
  • Georgia Silva Menezes
  • Letícia de Araújo Morais , ,

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Medula Espinal, Traumatismos da Medula Espinal

Resumo

A Lesão Medular Espinhal (LME) gera alterações físicas, psicológicas, sociais e econômicas, implicando em readaptação à funcionalidade e qualidade de vida (QV). Objetivo: Descrever os fatores que prejudicam a QV na LME traumática. Métodos: Revisão Narrativa, realizada de junho a outubro de 2018, nas bases de dados eletrônicas Pubmed, PEDro, Scielo e Bireme, utilizando descritores contidos no DECS/MeSH. Resultados: Identificados 1120 estudos, com amostra final constituída por 10 artigos. A amostra variou de 40 a 4976 pessoas com LME, com maioria do sexo masculino e idade média variando entre 31 a 50 anos. As causas mais frequentes foram acidentes de trânsito, quedas e armas de fogo. O nível e tipo de lesão mais prevalente, foram paraplegia e lesões completas, respectivamente. Principais instrumentos para avaliação da QV foram o WHOQOL-bref e SF-36. Pior QV está relacionada principalmente aos fatores físicos, como mobilidade reduzida e dor. Depressão e ansiedade também contribuem, porém em menor intensidade. O maior índice de reemprego foram para as pessoas com lesões incompletas menos graves, classificados em AIS D e E. Conclusão: A pior QV relaciona-se aos fatores físicos, com menor influência dos aspectos emocionais, entretanto todos os fatores devem ser observados, a fim de garantir a reinserção do indivíduo à sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayara Cordeiro de Faria, , ,

    Acadêmica de Fisioterapia

  • Georgia Silva Menezes

    Fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Residente Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada – Endocrinologia no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG).

  • Letícia de Araújo Morais, , ,

    Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde, Doutoranda em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB), Docente do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

14-09-2020

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

FATORES INFLUENCIADORES NA QUALIDADE DE VIDA NA LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. (2020). Movimenta (ISSN 1984-4298), 13(2), 285-296. https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/9568

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)