A elasticidade-preço da demanda e a elasticidade-preço da oferta nas commodities agrícolas milho e soja no Brasil

Autores

  • Luciano Tiago Bernardo
  • Antônio Marcos de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5274147

Resumo

O presente artigo tem por finalidade identificar a elasticidade-preço da demanda e a elasticidade-preço da oferta do milho e da soja, duas importantes commodities agrícolas na composição do Produto Interno Bruto agropecuário. Para tanto, foi analisada a evolução dos preços, da demanda e da oferta dessas duas commodities no período compreendido entre as safras 2003/04 e 2009/10, como também foram calculadas a elasticidade-preço da demanda e a elasticidade-preço da oferta das mesmas. Na análise, foi adotado o modelo denominado “Teia de Aranha”, com realização de defasagens de tempo na observação e comparação de variáveis distintas. Verificou-se que existe uma dificuldade de aplicabilidade da Teoria Econômica Clássica, ou seja, da Lei Geral da Demanda e da Lei Geral da Oferta na relação preço e quantidades demandada e ofertada. Porém foi possível identificar que as culturas estudadas possuem de um modo em geral, tanto a demanda quanto a oferta inelásticas, ou insensíveis, às mudanças de preços.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Tiago Bernardo
    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.
  • Antônio Marcos de Queiroz
    Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás – NEPEC/FACE/UFG.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A elasticidade-preço da demanda e a elasticidade-preço da oferta nas commodities agrícolas milho e soja no Brasil. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 7(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.5274147

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)