Futebol de mulheres Asuriní

do “embaçar”ao jogar, a conquista de espaços

Autores

  • Jairson Monteiro Rodrigues Viana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Maria Sarmento Pereira Sarmento Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palavras-chave:

Mulher indígena Asuriní, Futebol, Cultura Asuriní do Trocará

Resumo

Este estudo tem como objeto de pesquisa a prática do futebol por mulheres indígenas Asuriní, da aldeia Trocará, localizada no município de Tucuruí, estado do Pará – Amazônia. Contexto no qual se busca analisar tal prática para entender como essas mulheres utilizam o saber esportivo do futebol e de sua cultura Asuriní para elaborar e reelaborar tal esporte na comunidade. Para tanto, especificamente, objetivamos: a) descrever a prática do futebol por mulheres Asuriní; b) destacar o processo de formação cultural da mulher Asuriní; e c) estabelecer correlações entre o saber esportivo do futebol e a cultura Asuriní. De caráter etnográfico, a pesquisa de campo foi realizada com o uso da técnica de observação e da aplicação de entrevistas semiestruturadas. De modo a evidenciar a importância que a prática do futebol exerce naquela comunidade sobre as mulheres indígenas Asuriní do Trocará.

Biografia do Autor

  • Jairson Monteiro Rodrigues Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

    Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (1999), Mestre em Educação (UFPA-2024) Especialista em Pedagogia Do Movimento Humano (UEPA - 2002) e Mestrando em Educação - PPGED (UFPA - 2021).Tem experiência na área de Educação, Educação Física; com ênfase em Prática Docente, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo. Atualmente é professor de Educação Física Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA / Tucuruí (desde 08/ 2016); também atuou como professor do ensino médio - SEDUC / Tucuruí - PA (2003 - 2016) e docente substituto - UEPA / Tucuruí, ministrando as disciplinas: Futsal, Handebol, Atletismo e Prática docente.

  • Maria Sarmento Pereira Sarmento Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

    Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2000). Possui Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - EPT(2023), especialização em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade do Estado do Pará (2002), Gestão Escolar pela Universidade Federal do Pará (2008), Educação Empreendedora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC RIO (2017) e Experiência em Metodologia Ativa de ensino NIAGARA COLLEGE CANADÁ (2019). Integrante dos Grupos de Estudo e Pesquisa: Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia e Tecnologia Assistiva para a Educação Inclusiva / IFPA - Tucuruí. Atualmente é professora de Educação Física Escolar da rede Estadual / Tucuruí - Ensino Médio (desde 2003) e Técnica em Assuntos Educacionais / IFPA Tucuruí; também atuou como docente substituta - UEPA / Tucuruí, ministrando as disciplinas: Políticas Públicas de Educação Física Esporte e Lazer, Fundamentos e Métodos do Jogo e Estudos do Lazer.

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Publicado

2025-05-22