Resgate das Memórias sobre Plantas/Hortaliças Medicinais

Experiências Vividas na Horta Comunitária Amarbem/Cimmad

Autores

Palavras-chave:

Horta comunitária , Plantas medicinais, Extensão , Território

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a experiência do “Projeto das Plantas Medicinais” que vem trabalhando no resgate das memórias do cultivo e uso de plantas/hortaliças medicinais na Horta Comunitária Amarbem/Cimmad, no bairro Padre Ulrico, na cidade de Francisco Beltrão-PR. Nesse sentido, a relação universidade e território, ganha centralidade no debate voltado à produção de conhecimentos com enraizamento territorial, objetivando imprimir ações no lugar, a partir dos sujeitos envolvidos no projeto. Desse modo, a configuração de movimentos em favor da valorização dos saberes e  fazeres das guardiãs e guardiões das plantas medicinais é um dos aspectos que orientam nossas práticas e reflexões acerca do território e da produção de conhecimentos no contexto da horta comunitária Amarbem/Cimmad.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Flávio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Pós-doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (linha de pesquisa Educação e desenvolvimento) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011).  Professor Associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisa os seguintes temas geográficos: território,  lugar, memória, história, patrimônio  e cultura;  espaço, território e  relações/metamorfoses cidade/campo: produção do território e participação popular;  Geografia cultural. Ensino de Geografia com canção e poesia. Coordenou o Projeto de Extensão: " Resgatando saberes: cultivo e uso das plantas medicinais no bairro Pe Ulrico, Francisco Beltrão-PR (2014 - SETI/USF/PR) e o projeto "Resgate de um patrimônio cultural: os saberes referentes ao cultivo e uso das plantas medicinais no bairro Padre Ulrico", (2015/, Programa de Extensão Universitária - Proext - MEC). Integrante do Grupo de Estudos Territoriais (Geterr).

  • Pamela Cichoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) e mestrado em Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável pela mesma instituição (2020), cursando o doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, bolsista CAPES. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, espaço geográfico, território, questões socioambientais e metodologia de Pesquisa-Ação-Participativa.

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Publicado

2024-07-19