FRONTEIRA VIVA DO ENCONTRO DO MUNDO INDÍGENA COM O NÃO INDÍGENA NO FAZER DE SALA DE AULA

Autores

  • Luciana Leite da Silva Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Ludimila Stival Cardoso Centro Universitário de Goiás- Uni Goiás
  • Sélvia Carneiro de Lima Instituto Federal de Goiás-campus Inhumas

DOI:

https://doi.org/10.31668/rt.v12i2.14732

Palavras-chave:

Interculturalidade, Decolonialidade, Educação, Povos Indígenas

Resumo

Este artigo intersecciona vivências acadêmicas e profissionais de três educadoras que cruzaram suas trajetórias no seio de uma rede de saberes constituída a partir do Curso de Educação Intercultural (UFG), na qual se insere o ‘Grupo de Pesquisa Interculturalidades’. Nesse sentido, as autoras refletem as transformações em suas perspectivas teóricas, em suas formas de fazer pesquisa e na releitura crítica das abordagens das temáticas indígenas nos currículos de ensino da educação básica e do ensino superior. Ademais, produzem uma análise consubstanciada nas leituras realizadas por esse grupo, procurando mostrar como os esses conhecimentos e, particularmente aqueles de seus trabalhos de mestrado e doutorado, são ressignificados em suas próprias dinâmicas de vida e fazeres de sala de aula. Para tanto refletem sobre o compartilhamento de saberes, as suas condições de entre-lugar e as lições apreendidas nesses contextos, seja os que desenvolveram no espaço universitário, seja nos encontros em Terras Indígenas.

Biografia do Autor

  • Luciana Leite da Silva, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás.
    Professora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

  • Ludimila Stival Cardoso, Centro Universitário de Goiás- Uni Goiás

    Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás, bolsista da CAPES.
    Professora do Centro Universitário de Goiás- Uni Goiás

  • Sélvia Carneiro de Lima, Instituto Federal de Goiás-campus Inhumas

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás
    Professora do Instituto Federal de Goiás-campus Inhumas

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Publicado

2023-12-03