A pesquisa sobre ensino de Geografia no Brasil (2013-2023)

um panorama em construção

Autores

Palavras-chave:

ensino de Geografia, produção científica, pós-graduação, temáticas de pesquisa

Resumo

Neste texto pretende-se constituir um quadro panorâmico sobre a pesquisa em ensino de Geografia no Brasil. O levantamento das informações que subsidiou as análises foi realizado no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES tendo como recorte temporal o período de 2013 a 2023. Priorizou-se as teses de doutorado por se caracterizarem como pesquisas de maior verticalidade de discussões e densidade teórico-conceitual. Com base no levantamento, mapeamos os programas de pós-graduação/instituições em que os trabalhos foram defendidos, identificamos a presença (ou não) de linhas de pesquisa voltadas ao ensino de Geografia nesses programas e sistematizamos os principais temas/questões de pesquisa das teses. Desta forma, procuramos identificar tendências temáticas de acordo com a instituição/programa de pós-graduação e refletir sobre os caminhos que vêm sendo construídos nessa área.

Biografia do Autor

  • Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

    Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente com estágios de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidad de Buenos Aires (UBA). Professora Titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) atuando no curso de Geografia e nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO). Membro da Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, geografias e educação."

Referências

AITA, João A. B.; OLIVEIRA, Victor H. N. Construção do estado da arte das pesquisas sobre práticas de ensino em Geografia (2013 – 2018). Revista de Geografia (Recife), V. 38, No. 2, 2021, p. 505-530.

CALLAI, H. C.; CASTELLAR, S. V.; CAVALCANTI, L S. Tendências da pesquisa sobre o ensino de cidade na Geografia e suas contribuições para a prática docente. In: ALMEIDA, M. G.; OLIVEIRA, K. A. T. de; ARRAIS, T. A. Metrópoles: teoria e pesquisa sobre a dinâmica metropolitana. Goiânia: Cânone Editorial, 2012.

CAVALCANTI, Lana de S. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano Geografia. Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419, set./dez. 2016.

FONSECA, Ricardo L. O Estado da Arte das Pesquisas em Ensino de Geografia Publicadas em Periódicos Nacionais: perspectivas e tendências. Caderno de Geografia, v.29, n.59, 2019, p. 1201-1232.

______. As pesquisas em ensino de Geografia e a categoria espacial de paisagem: apontamentos a partir de um Estado da Arte. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 05-30, jan./dez., 2021

MARQUES, Ana Carolina dos S.; FONSECA, Ricardo L. Estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). p.86-122, V.15, n.28, set./dez. 2019.

MOUTINHO, Zaira A. AS pesquisas sobre ensino nas principais revistas de Geografia do Brasil nos últimos 10 anos. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, n. 35, 2013, p. 160-173.

PASTORIZA, Taís B.; ORLANDO, Rosimeire. M.; CAIADO, Kátia. R. M. Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 773–786, 2015.

PINHEIRO, Antonio Carlos. Trajetória da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Geografia no Brasil – 1972-2000. Tese (Doutorado em Geociências). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2003.

______. O ensino de Geografia no Brasil – Catálogo de dissertações e teses (1967-2003). Goiânia: Editora Vieira: 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Artigos