GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS:
UMA ABORDAGEM BASEADA EM CURADORIA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/qenpqx12Palavras-chave:
Dados Abertos Governamentais , Curadoria Digital, Gestão da Informação GovernamentalResumo
Os Dados Abertos Governamentais (DAG) contribuem para a promoção da transparência, o combate à corrupção e o fortalecimento da democracia. Entretanto, os governos enfrentam desafios relacionados ao crescente volume de dados, à rápida evolução das tecnologias, às dinâmicas da administração pública, à ausência de políticas específicas e ao baixo engajamento da sociedade. Com o objetivo de investigar a gestão da informação governamental, este estudo adota como estratégia o estudo de caso e a harmonização de múltiplos modelos para propor um modelo de Curadoria Digital (CD) aplicado aos DAG, considerando os requisitos legais brasileiros para o tratamento da informação pública e os princípios internacionais para dados abertos governamentais. Como resultado, apresenta-se um modelo harmonizado de curadoria digital para os DAG, validado por meio de cenários de uso reais derivados de um estudo de caso realizado na Controladoria-Geral do Estado de Goiás. O modelo proposto contribui para o enfrentamento de alguns dos desafios identificados, especialmente ao priorizar o fortalecimento da interação entre sociedade e governo, além de oferecer um conjunto integrado de elementos teóricos e práticos para a gestão dos DAG, contemplando sua seleção, organização, preservação, uso e reuso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




